Concurso Nikon Small World 2009

11-01-2010 15:45

 

Fotomicrografia. Admirável mundo novo

por Joana Stichini Vilela, Publicado em 12 de Outubro de 2009

Uma célula sexual masculina aumentada 20 vezes ganhou o concurso Nikon Small World

É um glaciar. Não, um géiser. Uma sucessão infinita de ondas? A verdade é bem menos poética: toluidina azul. Por outras palavras, uma substância química derivada do tolueno, que por sua vez é usado na composição de detergentes, combustíveis e perfumes. Neste caso, está seca, numa placa de Petri e ampliada 35 vezes. Bem-vindo ao maravilhoso mundo da fotomicrografia.

Foram esta sexta-feira conhecidos os vencedores da 35ª edição do concurso de fotografia microscópica Nikon Small World. Entre fibras de algodão, escamas de peixe e caules de trepadeiras, o primeiro prémio foi para um anterozóide, uma célula sexual masculina de uma "Arabidopsis thaliana" (uma planta), aumentada 20 vezes. O artista dá pelo nome de Dr. Heiti Paves, trabalha na Universidade de Tecnologia da Estónia e muniu-se de um microscópio confocal para captar a imagem.

Ciência ou arte? Qualquer pessoa pode concorrem ao Nikon Small World. Desde que tenha uma máquina fotográfica acoplada a um microscópio. O que explica porque são quase todos os participantes cientistas.

As fotomicrografias são, aliás, material de trabalho. "Há quase 30 anos que tiro fotografias pelo microscópio para observar os processos que vão acontecendo nas células vivas", contou o vencedor. Os concorrentes são depois livres de tratar as imagens com luz polarizada, substâncias fluorescentes, técnicas mistas e por aí fora.

Para ganhar os cerca de €2 000 em material fotográfico da Nikon, Paves deixou pelo caminho 1 999 colegas. O júri reconheceu-lhe a qualidade artística e o contributo para a ciência. O público foi de outra opinião. Através de uma votação online, elegeu os filamentos de actina (proteína) captados pelo alemão Dennis Breitsprecher.

 

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.